Como e quando fazer o diagnóstico eletrônico de um veículo?
Diagnóstico eletrônico – A eletrônica está presente em todos os automóveis de qualquer marca. Ao menor sinal de qualquer falha, uma luz se acenderá no painel indicando a necessidade de um diagnóstico. Assim, o primeiro passo para descobrir o problema é fazer um diagnóstico completo.
Uma varredura em toda a parte eletrônica que controla a mecânica, itens de segurança, alimentação etc., este é o trabalho do diagnóstico. Como funciona esse trabalho? Quando fazê-lo?
Prazo para fazer o diagnóstico
“O diagnóstico deve ser feito como parte de uma revisão anual. Além da troca de óleo e filtros a cada 10.000 km ou pelo menos uma vez por ano, o diagnóstico pode apontar problemas como histórico de aquecimento anormal no motor, alguma falha na pressão de combustível, falha elétrica, entre outros.
Como é feito?
É conectado um cabo OBD ao veículo, item que varia entre as marcas e os modelos de veículos. Esse cabo conectado ao computador e a um software específico dará todo o relato do funcionamento.
Vale lembrar que há 20 anos por exemplo, esse trabalho só mostrava falhas genéricas e mais focado no sistema elétrico e na alimentação, mas hoje é possível ver tudo a respeito do funcionamento do veículo
O que é verificado?
Dados como a carga da bateria e a alimentação dos sensores, arrefecimento, rotação do motor em várias faixas, consumo médio, quilometragem atual, nível de pressão do combustível e teste dos sensores são alguns dos itens verificados no diagnóstico.
Próximos passos
Após a verificação de algum problema será preciso fazer o teste prático do item defeituoso, seja um sensor ou uma peça. “O scanner é como um mapa e nós iremos testar o problema na prática porque não basta ‘apagar o erro’ do sistema se a falha não for consertada”, alerta.
O motorista deve ficar sempre atento às luzes-espia que podem acender no painel. Como há cada vez mais recursos eletrônicos, vale a pena saber exatamente o que acendeu para relatar o problema a um especialista bem como ficar atento aos sinais do carro:
Um barulho, uma falha na aceleração muito comum em tempos de combustível de baixa qualidade, temperatura mais alta no motor, são indicativos que o motorista deve se atentar lendo informações do painel.
Testes com Osciloscópio
O osciloscópio é uma ferramenta de análise de sinais elétricos. Com ele podemos visualizar graficamente o formato dos sinais gerados pelos sensores, unidade de injeção, ignição, redes em geral, testes elétricos, testes mecânicos do motor e etc. A vantagem da utilização desta ferramenta é poder verificar não somente a tensão, mas também seu comportamento em função do tempo e gráficos.